Leia nossos informativos econômico-financeiros, os únicos do mercado em formato quantitativo, totalmente imparciais e com conclusões de fácil entendimento!!!

  •  13/07/2020 22:30

Por Jucemar Paes Neto (bolsista de extensão PROBOLSAS) e Daniel Christian Henrique. Foi realizado um estudo objetivando averiguar se o aumento ou diminuição das probabilidades dos alunos da educação superior brasileira concluírem ou não seu curso estão relacionadas a algumas destas bolsas e financiamentos, assim como quais estão mais contribuindo para esta formação. Os dados foram obtidos do Censo da Educação Superior de 2018 (INEP, 2020) utilizando o banco de dados “Alunos” formado por 105 variáveis com mais de 10 milhões de alunos. Portanto, procedimentos de análise com programações de dados em big data foram requisitados para instauração das análises.

  •  13/07/2020 21:13

Por Daniel Christian Henrique. Grandes empresas do segmento de varejo como Via Varejo (VVAR3 ON), Magazine Luiza (MGLU3 ON) e Lojas Americanas (LAME 3 ON) já recuperaram integralmente o valor de suas cotações e até mesmo superando-as quando comparado ao período de fins de fevereiro (ECONOMÁTICA, 2020). Surge, desta forma, o questionamento: o retorno destas empresas e suas volatilidades estariam também influenciando a retomada da B3? Ou o contrário, a retomada gradual da bolsa estaria impactando positivamente nos investimentos deste segmento que tende a se concretizar ainda mais na sociedade no período pós-pandemia?

  •  23/06/2020 10:52

Por Jucemar Paes Neto (bolsista de extensão PROBOLSAS), Luis Ricardo Mendes da Silva e Daniel Christian HenriqueSão Paulo configura atualmente o estado com maior arrecadação de impostos do país (COORDENAÇÃO-GERAL DE ARRECADAÇÃO E COBRANÇA, 2020), demonstrando o forte potencial de produção de sua indústria e de sua prestação de serviços. Adicionalmente, desponta como o estado com maior PIB do país, contabilizando em 2017 o total de R$ 2,09 trilhão (IBGE, 2020; SEADE, 2020). Todavia, com o novo panorama de previsões de diminuição do PIB brasileiro já atingindo patamares de retração que alcançam os -6,51% para 2020 (BACEN, 2020), oriundo da crise instaurada pelo coronavírus no início deste ano, o estado consequentemente também continuará sentindo seus efeitos em toda sua atividade econômica, impactando na riqueza gerada em seus segmentos produtivos. Na gestão governamental, portanto, um adequado modelo de previsão de arrecadação e do PIB Per Capta vem a ser fundamental nesta situação para equilibrar os gastos futuros e manter o estado dentro da lei de responsabilidade fiscal e projetar a retomada de seu PIB.

  •  15/06/2020 10:36

Por Jucemar Paes Neto (bolsista de extensão PROBOLSAS) e Daniel Christian Henrique. Segundo a FENAUTO (2020), desde o início da quarentena as vendas de veículos estão em queda, com recuo de 65,2% nas vendas de maio em comparação ao ano passado. No contínuo desse cenário fica o questionamento do quanto essa redução na frota futura poderá perceber mudanças na arrecadação do IPVA para o estado. Para tanto, a variável IPVA foi alocada como variável de resposta (Y) a ser explicada pelas demais (Xn) escolhidas como potenciais preditoras, a fim de analisar quais destas últimas poderiam ampliar ou reduzir a arrecadação deste tributo decorrido do impacto que a pandemia do coronavírus permeou nas vendas de veículos neste ano.