Planilha AnalyticPro


Sobre a Planilha AnalyticPro

A Planilha AnalyticPro (nome provisório) é uma potente ferramenta financeira em Microsoft Excel para projeções de fluxos de caixa de projetos e empreendimentos desenvolvida no GPFA pelo Prof. Dr. Daniel Christian Henrique. Já há três anos em construção mas ingressando em suas etapas finais via projetos de pesquisa no EPS/UFSC e aplicações nas projeções de empreendimentos reais e simulados oriundos de pesquisas de monografias.

Teoria e Prática

Um dos maiores diferenciais desta planilha em relação aos softwares encontrados no mercado é sua total integração às teorias financeiras, com abas integradas e pré-concebidas para atender as diferentes fases de um fluxo de caixa direto. Notadamente já ingressa como uma das melhores planilhas de projeção financeira do meio acadêmico nacional.

Capacidade

A planilha suporta a inclusão de até 35 produtos ou serviços, com possibilidade de parcelamentos das receitas e custos; financiamento SAC ou PRICE; separação entre custos diretos, indiretos e despesas; projeção para um período previsível de até 30 anos somado a outros 30 anos de período não previsível - totalizando 60 anos de fluxo de caixa. Oferta a opção de tributação pelo lucro real ou simples nacional.

Projeções

As projeções das variações dos fluxos de caixa futuros podem ser diferenciados para cada produto, tipologia de imposto, receitas, custos ou despesas, facilitando a geração de estimativas otimistas, prováveis ou pessimistas conforme simulam-se as flutuações das variáveis principais do projeto.

Em andamento

A planilha já suporta a realização análises de cenários, análises de sensibilidade e Simulações de Monte Carlo. Mas está em andamento a possibilidade de maior automatização nos inputs dos dados de variação e geração dos fluxos de caixa decorrentes.

Faça sua pesquisa conosco

A Planilha AnalyticPro é exclusiva para uso em pesquisas, não destinada a venda. Futuramente, ao termino de seu desenvolvimento, pretendemos adaptá-la para HTML ou em executável para facilitar o uso em pesquisas e orientações do GPFA em outras universidades.