Sobre


Sobre
Os setores financeiros do meio empresarial e público estão a cada dia mais se deparando com problemas que aglomeram simultaneamente entendimentos multidisciplinares de finanças, programação, engenharia econômica, machine learning, econometria e administração. Emergiu na última década nos países desenvolvidos, então, a linha de estudos em finanças analíticas, somando em suas pesquisas todos os aparatos ferramentais e teóricos destas áreas.

Neste contexto, nasce o Grupo de Pesquisa em Finanças Analíticas, formalmente cadastrado no CNPQ - CLIQUE AQUI para acessar o espelho do grupo. A equipe é formada por pesquisadores e discentes com formação multidisciplinar e focados nas áreas quantitativas com o intuito de ofertar capacidade analítica às publicações científicas geradas. A coordenação do grupo é de responsabilidade do Prof. Dr. Daniel Christian Henrique.

O principal objetivo do grupo é desenvolver pesquisas e informes científicos em todas as áreas das finanças analíticas ou envolvendo várias delas. Para atingir este propósito, são gerados projetos de extensão, projetos de pesquisa e orientações de monografias focados na análise de viabilidade de empreendimentos ou na análise de bancos de dados públicos de municípios, estados, órgãos federais e mundiais, assim como em dados de empresas de capital aberto e de setores ofertados pela B3.

Os discentes participantes são bolsistas PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica), PROBOLSAS (Programa de Bolsas de Extensão), orientandos de monografia ou voluntários. Quanto aos projetos de pesquisas, extensão e desenvolvimento de monografias, gerar-se-á pesquisas e informes científicos para postagem neste site ou para possíveis publicações em congressos e revistas especializadas. Há espaços também para divulgação das publicações efetivadas ao longo da carreira dos participantes relacionadas às áreas das finanças analíticas, assim como para divulgação das monografias orientadas pelo coordenador do grupo com maior relevância mas que não foram publicadas, desenvolvidas pelos discentes dos cursos de graduação em Engenharia de Produção da UFSC.