Por Gabriel Dudena de Faria (bolsista Probolsas) e Daniel Christian Henrique
Em continuidade às postagens de informes científicos sobre os combustíveis, que estão atribulando a vida financeira dos brasileiros com suas constantes altas e refletindo consequentemente nos preços dos produtos, foi analisada agora a relação integrada entre os preços dos combustíveis nos postos de revenda e suas vendas em metros cúbicos. Portanto, esta pesquisa pretende responder questões como: o aumento no preço de um determinado tipo de combustível diminui suas vendas? ou aumenta de outro tipo? ou ambos diminuem? O contrário também é válido analisar: aumentos ou diminuições nas vendas podem afetar os seus preços interrelacionados?
Foi adotado análises por Vetores Autorregressivos (VAR), por se tratarem de séries temporais, assim como o interrelacionamento entre as variáveis. As coletas foram realizadas em dados mensais para o Estado de Santa Catarina para as seguintes séries temporais:
Todas as séries foram coletadas e organizadas para o período entre janeiro de 2013 a abril de 2022, transformadas em Logarítmico Natural. Foram analisadas as estacionariedades das variáveis, procedimentos de diferenciações necessários, lags, p-values de aprovação nas equações desenvolvidas nos vetores autorregressivos, testes de causalidade de granger e função impulso-resposta. As coletas dos dados foram efetuadas exclusivamente no Portal Brasileiro de Dados Abertos, organizados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP, 2022). As séries foram suavizadas por procedimentos de Logarítimico Natural e posteriormente passadas para a primeira diferença a fim de obter-se aprovações nos testes de estacionariedade, conforme tabela de resultados dos p-values do teste ADF a seguir:
Teste ADF de Estacionariedade | |
Séries Temporais | p-value |
VENDA_GASOLINA | 0.01 |
VENDA_ETANOL | 0.01 |
VENDA_DIESEL | 0.01 |
PREÇO_GASOLINA | 0.01 |
PREÇO_ETANOL | 0.01 |
PREÇO_DIESEL | 0.02 |
Os resultados serão expostos em formato de tabelas para facilitar as observações, destacando apenas os principais gráficos de impulso-reposta em sequência aos resultados das equações preditivas e dos testes de causalidade de granger. Os vetores autorregressivos expressaram 1 lag de atraso nas análises mensais.
Merece a atenção duas ressalvas:
(1) quando uma variável obtinha uma aproximação à aprovação em seu p-value da matriz dos vetores autorregressivos (próximo à 10%), foi também abordado os p-values da causalidade de granger para confirmar sua adesão às análises ou não. Confirmando-se a aderência da variável, rodava-se seu gráfico de Função Impulso-Resposta.
(2) a análise das causalidade de granger não rodam para auto-impactos (autorregressivo) de Y. Desta forma foi abordado apenas os p-values da matriz dos vetores e a FIR para análise comprovatório de sua relevância na equação preditiva.
preço_dieseldiff = preço_etanoldiff.l1 + preço_dieseldiff.l1 + preço_gasolinadiff.l1 + venda_gasolinadiff.l1 + venda_etanoldiff.l1 + venda_dieseldiff.l1 + const |
Estimate Std. Error t value Pr(>|t|) |
preço_etanoldiff.l1 -0.124750 0.141679 -0.881 0.38065 |
preço_dieseldiff.l1 0.457728 0.148737 3.077 0.00268 ** |
preço_gasolinadiff.l1 -0.042900 0.216251 -0.198 0.84314 |
venda_gasolinadiff.l1 -0.030867 0.038025 -0.812 0.41883 |
venda_etanoldiff.l1 0.040005 0.019790 2.022 0.04585 * |
venda_dieseldiff.l1 0.046234 0.034931 1.324 0.18860 |
const 0.007075 0.002702 2.618 0.01019 * |
--- |
Signif. codes: 0 ‘***’ 0.001 ‘**’ 0.01 ‘*’ 0.05 ‘.’ 0.1 ‘ ’ 1 |
F-statistic: 4.906 on 6 and 102 DF, p-value: 0.0001912 |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Preço_diesel | Venda_etanol | Aprovado | 0.002933 | 1 | ↑ |
Conclusões:
Um aumento na venda de etanol, aumenta o preço do diesel por até cinco meses
Um amento no preço do diesel, aumenta seu próprio preço em até cinco meses
preço_gasolinadiff = preço_etanoldiff.l1 + preço_dieseldiff.l1 + preço_gasolinadiff.l1 + venda_gasolinadiff.l1 + venda_etanoldiff.l1 + venda_dieseldiff.l1 + const |
Estimate Std. Error t value Pr(>|t|) |
preço_etanoldiff.l1 -0.288219 0.146140 -1.972 0.0513 . |
preço_dieseldiff.l1 0.249168 0.153420 1.624 0.1074 |
preço_gasolinadiff.l1 0.224879 0.223059 1.008 0.3158 |
venda_gasolinadiff.l1 0.012678 0.039223 0.323 0.7472 |
venda_etanoldiff.l1 0.020531 0.020413 1.006 0.3169 |
venda_dieseldiff.l1 -0.031368 0.036031 -0.871 0.3860 |
const 0.006582 0.002787 2.361 0.0201 * |
--- |
Signif. codes: 0 ‘***’ 0.001 ‘**’ 0.01 ‘*’ 0.05 ‘.’ 0.1 ‘ ’ 1 |
F-statistic: 3.646 on 6 and 102 DF, p-value: 0.002549 |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Preço_gasolina | Preço_etanol | Aprovado | 0.003016 | 1 | ↑ |
Causalidade de Granger | |||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | |
Preço_gasolina | Preço_diesel | Reprovado | 0.1413 | 1 |
Conclusões:
Um aumento no preço do etanol, aumenta o preço da gasolina por até dois meses
preço_etanoldiff = preço_etanoldiff.l1 + preço_dieseldiff.l1 + preço_gasolinadiff.l1 + venda_gasolinadiff.l1 + venda_etanoldiff.l1 + venda_dieseldiff.l1 + const |
Estimate Std. Error t value Pr(>|t|) |
preço_etanoldiff.l1 0.034789 0.151782 0.229 0.819 |
preço_dieseldiff.l1 0.228756 0.159343 1.436 0.154 |
preço_gasolinadiff.l1 0.288392 0.231671 1.245 0.216 |
venda_gasolinadiff.l1 0.013101 0.040737 0.322 0.748 |
venda_etanoldiff.l1 -0.008122 0.021201 -0.383 0.702 |
venda_dieseldiff.l1 0.008521 0.037422 0.228 0.820 |
const 0.003719 0.002895 1.285 0.202 |
--- |
Signif. codes: 0 ‘***’ 0.001 ‘**’ 0.01 ‘*’ 0.05 ‘.’ 0.1 ‘ ’ 1 |
F-statistic: 4.657 on 6 and 102 DF, p-value: 0.0003181 |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Preço_etanol | Preço_diesel | Aprovado | 0.001989 | 1 | ↑ |
Conclusão:
Um aumento no preço do diesel, aumenta o preço do etanol por até seis meses
venda_dieseldiff = preço_etanoldiff.l1 + preço_dieseldiff.l1 + preço_gasolinadiff.l1 + venda_gasolinadiff.l1 + venda_etanoldiff.l1 + venda_dieseldiff.l1 + const |
Estimate Std. Error t value Pr(>|t|) |
preço_etanoldiff.l1 -0.4151218 0.4123432 -1.007 0.316443 |
preço_dieseldiff.l1 -0.0029791 0.4328838 -0.007 0.994522 |
preço_gasolinadiff.l1 0.9957006 0.6293754 1.582 0.116735 |
venda_gasolinadiff.l1 -0.1040774 0.1106691 -0.940 0.349215 |
venda_etanoldiff.l1 -0.0535512 0.0575961 -0.930 0.354684 |
venda_dieseldiff.l1 -0.3880267 0.1016643 -3.817 0.000232 *** |
const -0.0001491 0.0078640 -0.019 0.984915 |
--- |
Signif. codes: 0 ‘***’ 0.001 ‘**’ 0.01 ‘*’ 0.05 ‘.’ 0.1 ‘ ’ 1 |
F-statistic: 6.656 on 6 and 102 DF, p-value: 5.787e-06 |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Venda_diesel | Preço_gasolina | Aprovado | 0.04385 | 1 | ↑ |
Conclusões:
Um aumento no preço da gasolina, aumenta levemente a venda de diesel por até três meses
Um amento na venda de diesel, aumenta fortemente sua própria venda por até um mês
venda_gasolinadiff = preço_etanoldiff.l1 + preço_dieseldiff.l1 + preço_gasolinadiff.l1 + venda_gasolinadiff.l1 + venda_etanoldiff.l1 + venda_dieseldiff.l1 + const |
Estimate Std. Error t value Pr(>|t|) |
preço_etanoldiff.l1 -0.105382 0.442312 -0.238 0.8122 |
preço_dieseldiff.l1 -0.007173 0.464346 -0.015 0.9877 |
preço_gasolinadiff.l1 -0.087595 0.675118 -0.130 0.8970 |
venda_gasolinadiff.l1 -0.292986 0.118713 -2.468 0.0152 * |
venda_etanoldiff.l1 0.005935 0.061782 0.096 0.9237 |
venda_dieseldiff.l1 -0.051120 0.109053 -0.469 0.6402 |
const 0.005182 0.008436 0.614 0.5404 |
--- |
Signif. codes: 0 ‘***’ 0.001 ‘**’ 0.01 ‘*’ 0.05 ‘.’ 0.1 ‘ ’ 1 |
F-statistic: 2.024 on 6 and 102 DF, p-value: 0.06918 |
Conclusão:
Um aumento na venda de gasolina, aumenta fortemente sua própria venda por até um mês
venda_etanoldiff = preço_etanoldiff.l1 + preço_dieseldiff.l1 + preço_gasolinadiff.l1 + venda_gasolinadiff.l1 + venda_etanoldiff.l1 + venda_dieseldiff.l1 + const |
Estimate Std. Error t value Pr(>|t|) |
preço_etanoldiff.l1 -3.643958 1.016909 -3.583 0.000522 *** |
preço_dieseldiff.l1 0.147747 1.067566 0.138 0.890200 |
preço_gasolinadiff.l1 2.489217 1.552148 1.604 0.111867 |
venda_gasolinadiff.l1 0.284777 0.272929 1.043 0.299225 |
venda_etanoldiff.l1 -0.125733 0.142042 -0.885 0.378139 |
venda_dieseldiff.l1 -0.493544 0.250722 -1.968 0.051725 . |
const 0.004581 0.019394 0.236 0.813728 |
--- |
Signif. codes: 0 ‘***’ 0.001 ‘**’ 0.01 ‘*’ 0.05 ‘.’ 0.1 ‘ ’ 1 |
F-statistic: 3.615 on 6 and 102 DF, p-value: 0.002722 |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Venda_etanol | Venda_diesel | Aprovado | 0.01639 | 1 | ↓ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Venda_etanol | Preço_etanol | Aprovado | 0.002376 | 1 | ↓ |
Causalidade de Granger | |||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | |
Venda_etanol | Preço_gasolina | Reprovado | 0.3958 | 1 |
Conclusões:
Um aumento na venda de diesel, diminui a venda de etanol por até três meses
Um amento no preço do etanol, diminui a venda de etanol por até cinco meses
Referências:
ANP. Preços de Revenda e de Distribuição de Combustíveis. Disponível em: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/precos-revenda-e-de-distribuicao-combustiveis/. Acesso em 02 maio 2022
ANP. Vendas de derivados de petróleo e biocombustíveis em: https://dados.gov.br/dataset/vendas-de-derivados-de-petroleo-e-biocombustiveis acessado 10 maio 2022