Por Daniel Christian Henrique e Gabriel Dudena de Faria (bolsista Probolsas)
O consumo de combustíveis no Brasil apresenta um impacto significativo em diversas áreas, seja por fazer parte da logística de transporte dos produtos de suas empresas, assim como do cotidiano de sua população. Adicionalmente, o fato dos segmentos de transportes estar rotineiramente impactando o índice IPCA em suas medições mensais de 2022, destoa esta variável como imprescindível nestas análises, destacando o fato deste índice ter alcançado seu valor recorde dos últimos 26 anos (IBGE, 2022). Portanto, os combustíveis são insumos de extrema importância dentro de nossa economia, com destaque ao óleo diesel, considerando que 60% do nosso sistema de abastecimento nacional se baseia principalmente no transporte por rodovias, segundo Centro brasileiro de Infraestrutura (CBIE, 2022).
Adicionalmente, de acordo com Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), desde 2000 houve um aumento drástico no consumo de combustíveis no Brasil, sendo: 266% para Etanol Hidratado, 74% para a gasolina e 77% para o óleo diesel: o principal combustível utilizado pelos caminhões de transporte de carga.
Considerando os apontamentos do plano apresentado pelo EPE de que o consumo de Diesel vai continuar a aumentar e o país não conseguirá ser independente do mercado externo por pelo menos mais 1 década, torna-se de extrema importância saber como o consumo desses combustíveis irá impactar o cotidiano de sua população. Adicionalmente, o fato dos segmentos de transportes estar rotineiramente impactando o índice IPCA em suas medições mensais, destoa esta variável como imprescindível nestas análises.
Esta pesquisa seguirá o roteiro de análise de séries temporais pela metodologia dos Vetores Autorregressivos, visto haver um inter-relacionamento entre as variáveis em análises, coletadas em unidades mensais para os estados de Santa Catarina, Bahia e São Paulo, sendo estas:
Todas as séries foram coletadas e organizadas para o período entre janeiro de 2012 a março de 2022. Observou-se para cada estados as estacionariedades das variáveis, procedimentos de diferenciações necessários, lags, p-values de aprovação nas equações desenvolvidas nos vetores autorregressivos, testes de causalidade de granger e função impulso-resposta.
As variáveis de vendas de derivados de petróleo e biocombustíveis (gasolina, etanol e óleo diesel) foram coletadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos, organizados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP, 2022). No software Economatica foram obtidas as variáveis IPCA, barril de petróleo WTI e cotações do câmbio real/dólar. Todas as séries estão em primeira diferença para obtenção da estacionariedade, conforme tabela de resultados dos p-values do teste ADF a seguir:
Teste ADF de Estacionariedade | |
Séries Temporais | p-value |
GASOLINA_DIFF | 0.01 |
ETANOL_DIFF | 0.01 |
DIESEL_DIFF | 0.01 |
WTI_DIFF | 0.01 |
IPCA_DIFF | 0.01 |
DOLAR_DIFF | 0.01 |
As análises comparativas entre os três estados serão expostas em formato de tabelas para facilitar as observações, destacando apenas os principais gráficos de impulso-reposta em sequência aos resultados das equações preditivas e dos testes de causalidade de granger.
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Gasolina | Gasolina | Aprovado | 0.00339 | 1 | ↑ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Etanol | Diesel | Aprovado | 0.0149 | 1 | ↓ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Diesel | Diesel | Aprovado | 7.07e-06 | 1 | ↑ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Diesel | IPCA | Aprovado | 0.0331 | 1 | ↑↓ |
CONCLUSÕES PARA O ESTADO DE SANTA CATARINA
- Aumento das vendas da gasolina, aumenta as vendas da própria gasolina por um mês aproximadamente
- Aumento das vendas do diesel, reduz as vendas do etanol por três meses aproximadamente
- Aumento das vendas do diesel, aumenta as vendas do próprio diesel por um mês aproximadamente
- Aumento das vendas do diesel, aumenta o IPCA por três meses aproximadamente
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Diesel | Gasolina | Aprovado | 0.00398 | 1 | ↑↓ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Gasolina | Etanol | Aprovado | 0.0143 | 1 | ↓ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Etanol | Gasolina | Aprovado | 0.000541 | 1 | ↑↓ |
CONCLUSÕES PARA O ESTADO DE SÃO PAULO
- Aumento das vendas da gasolina, aumenta as vendas do diesel e do etanol por um mês aproximadamente
- Aumento das vendas do etanol, reduz as vendas da gasolina por três meses aproximadamente
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Gasolina | Gasolina | Aprovado | 0.0105 | 1 | ↑ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Etanol | Gasolina | Aprovado | 0.01633 | 1 | ↑ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Etanol | Etanol | Aprovado | 0.00779 | 1 | ↑ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Etanol | Diesel | Aprovado | 0.06445 | 1 | ↓ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Etanol | IPCA | Aprovado | 0.02225 | 1 | ↑ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Diesel | Gasolina | Aprovado | 0.0136 | 1 | ↑↓ |
Causalidade de Granger | FIR – Impulso ↑ em X | ||||
Y | X | Resultado | P-value | Lag | Resultado em Y |
Diesel | Diesel | Aprovado | 0.0434 | 1 | ↑ |
CONCLUSÕES PARA O ESTADO DA BAHIA
- Aumento das vendas da gasolina, aumenta as vendas da própria gasolina e do diesel, por um mês aproximadamente
- Aumento das vendas do etanol, aumenta as vendas do próprio etanol, por quatro meses aproximadamente
- Aumento das vendas do diesel, diminui as vendas do etanol por aproximadamente quatro meses
- Aumento no IPCA, aumenta as vendas do etanol por aproximadamente quatro meses
- Aumento na venda do diesel, aumenta as vendas do próprio diesel, por aproximadamente dois meses
ANP. Vendas de derivados de petróleo e biocombustíveis em: https://dados.gov.br/dataset/vendas-de-derivados-de-petroleo-e-biocombustiveis acessado 10 maio 2022
BACEN. Decomposição da inflação de 2021 em: https://www.bcb.gov.br/content/ri/relatorioinflacao/202203/ri202203b9p.pdf acessado em 9 maio 2022
BACEN. Apresentação do Relatório de Inflação – setembro de 2021 em: https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/AP_RTI_Set2021.pdf acessado em 8 maio 2022
EPE. Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/Documents/PDE%202031_RevisaoPosCP_rvFinal.pdf acessado em 9 maio 2022
CBIE. Como é Feito o Transporte de cargas no Brasil? em: https://cbie.com.br/artigos/como-e-feito-o-transporte-de-cargas-no-brasil/ acessado em 10 maio 2022
IBGE. IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?=&t=destaques acessado em 5 maio 2022.
IBP. Impacto do preço dos combustíveis e eletricidade na inflação em: https://www.ibp.org.br/observatorio-do-setor/snapshots/impacto-dos-combustiveis-na-inflacao/ acessado em 7 maio 2022
IBP. Evolução das vendas de combustíveis líquidos em: https://www.ibp.org.br/observatorio-do-setor/snapshots/evolucao-das-vendas-de-combustiveis-liquidos/ acessado em 6 maio 2022
IBP. Evolução do consumo de diesel e atividade econômica em: https://www.ibp.org.br/observatorio-do-setor/snapshots/consumo-de-diesel-e-atividade-economica/ acessado em 6 maio 2022
ECONOMÁTICA. Series temporais do valor do dólar, IPCA e WTI.