26 May
26May

Por João Carlos Prats Ramos (bolsista Probolsas) e Daniel Christian Henrique

O Brasil é atualmente o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, vindo a ser utilizados em toda a agricultura convencional do país. Tomado o fato de que o país tem o agronegócio como seu carro chefe para manutenção de balança comercial, vindo a ser um dos players mundial que equilibra o fornecimento de commodities agrícolas do mundo, a relevância do fertilizante é inquestionável considerando sua ação para a sustentabilidade do agronegócio. Este elemento químico é necessário para o aumento da produtividade agrícola em diferentes culturas, garantindo os necessários nutrientes aos grãos, frutas e hortaliças, assim como para minimizar impactos ambientais (ANDA, 2021).

O fato da forte necessidade do uso de fertilizantes para uma colheita de qualidade permite que variações de volume em produção, importação e/ou exportação que advêm das variáveis nacionais e internacionais possam gerar flutuações e volatilidades em seus preços e por consequência impactar no índice IPPA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários), calculado pelo CEPEA/USP. 

Pesquisadores do Cepea ressaltam que houve uma manutenção do IPPA/Cepea no primeiro trimestre de 2022 e se trata de uma estabilidade em termos reais, com os preços agropecuários percorrendo elevações nominais e em patamares elevados frente as constantes altas observadas a partir de meados de 2020. Estas elevações se justificam principalmente pela desvalorização cambial e ao alinhamento entre demanda e oferta globais de produtos agroalimentares, advindas de reduções da oferta que as variações climáticas têm gerado ao redor do mundo. Neste ano de 2022, adicionalmente, esse cenário foi aprofundado ainda mais frente as consequências da guerra entre Rússia e a Ucrânia (AVISITE, 2022). 

A guerra na Ucrânia, portanto, expôs a dependência nacional de fertilizantes importados da Rússia e de Belarus, contabilizando quase um terço do total utilizado no agronegócio brasileiro, sendo 22% da Rússia e 6% de Belarus, de acordo com o Ministério da Economia. São ainda comumente conhecidos como NPK – siglas para os elementos químicos nitrogênio, fósforo e potássio (ANDA, 2022; DW, 2022). O governo federal ainda cogita até mesmo uma expansão de 10% na sua demanda de importações destes insumos do leste europeu assim como mantém em curso negociações para expandir as importações do Canadá, chegando até a 400 mil toneladas (GAZETA DO POVO, 2022). 

O enfoque deste informe científico é, portanto, averiguar o inter-relacionamento de dependência de valores de exportação, importação e produção do NPK em toneladas para o território brasileiro sobre os índices IPPA-Grãos e IPPA-Hortifrutícolas do CEPEA/USP. Abordou-se a metodologia dos Vetores Autorregressivos (VAR) no qual todas as séries temporais foram coletadas e organizadas para o período entre janeiro de 2013 a dezembro de 2021. Observou-se estacionariedades das variáveis, procedimentos de diferenciações necessários, lags, p-values de aprovação nas equações desenvolvidas nos vetores autorregressivos, função impulso-resposta e decomposição da variância. Foi realizada uma diferenciação em todas variáveis para obtenção da estacionariedade pelo teste ADF – Dickey-Fuller Aumentado, conforme p-values na tabela a seguir:

Teste ADF de Estacionariedade
Séries Temporaisp-value
ImportacaoDiff0.01
ExportacaoDiff0.01
ProducaoDiff0.01
IPPA-GRAOSDiff0.01
IPPA-HORTDiff0.01


Foram desenvolvidas 5 equações preditivas pelos vetores autorregressivos, expostos em sequência, alinhados com os gráficos da FIR oriundos dos p-values aprovados nos vetores e tabelas de decomposição da variância.

Equação 1 – IPPA Grãos

Decomposição da Variância:


CONCLUSÕES PARA O IPPA-GRÃOS 

  1. Um aumento no índice IPPA-Grãos, aumenta fortemente o próprio índice por até três meses
  2. Um aumento no volume de importação de fertilizantes, eleva de forma amena o índice por até três meses
  3. Um aumento no volume de exportação de fertilizantes, diminui mais acentuadamente o índice por até quatro meses


Equação 2 – IPPA-Hortifrutícolas

Decomposição da Variância:

CONCLUSÕES PARA O IPPA-HORTIFRUTÍCOLAS 

  • Um aumento no volume de exportação de fertilizantes, reduz fortemente o índice IPPA-HortifrutÍcolas por até três meses


EQUAÇÃO 3 – EXPORTAÇÃO DE FERTILIZANTES

Decomposição da Variância:

CONCLUSÃO: 

  • Um aumento na produção de fertilizantes, aumenta as exportações de fertilizantes por até três meses.


EQUAÇÃO 4 – IMPORTAÇÃO DE FERTILIZANTES

Decomposição da Variância:

CONCLUSÃO: 

  • Um aumento no volume de produção de fertilizantes, aumenta o volume de importações de fertilizantes por até três meses


EQUAÇÃO 5 – PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES

Decomposição da Variância:

CONCLUSÕES: 

  1. Uma elevação no volume de produção de fertilizantes, eleva o próprio volume de produção de fertilizantes por até dois meses
  2. Um aumento no volume de exportação de fertilizantes, gera aumento na produção de fertilizantes a partir do primeiro mês, até finalizar três meses


Referências: 

ANDA. 8⁰ Congresso Brasileiro de Fertilizantes. Disponível em: http://anda.org.br/wp-content/uploads/2021/12/ANAIS-CBFE-2021-arquivo-menor.pdf . Acesso em: 19 maio.2022.

ANDA. Principais indicadores do setor de fertilizantes. Disponível em: https://anda.org.br/wp-content/uploads/2022/03/Principais_Indicadores_2021.pdf. Acesso em: 05 maio.2022.

ANDA. Pesquisa setorial. Disponível em: http://anda.org.br/pesquisa_setorial/. Acesso em: 05 maio.2022.

AVISITE. Com quedas para grãos, pecuária e HF e forte alta para café, IPPA se estabiliza no 1º tri de 2022. Disponível em: https://www.avisite.com.br/com-quedas-para-graos-pecuaria-e-hf-e-forte-alta-para-cafe-ippa-se-estabiliza-no-1o-tri-de-2022. Acesso em: 20 maio.2022. 

BBC. Guerra na Ucrânia: por que o Brasil depende tanto dos fertilizantes da Rússia? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-60596334. Acesso em: 22 maio.2022.

DW. Guerra expõe problemas de fertilizantes importados da Rússia. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/guerra-exp%C3%B5e-problemas-de-fertilizantes-importados-da-r%C3%BAssia/a-61170951 . Acesso em: 19 maio.2022. 

EXAME. Com a guerra na Ucrânia, vai faltar fertilizante no Brasil? Disponível em: https://exame.com/brasil/com-a-guerra-na-ucrania-vai-faltar-fertilizante-no-brasil/. Acesso em: 22 maio.2022. 

IPPA-CEPEA. ÍNDICES DE PREÇOS AO PRODUTOR DE GRUPOS DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS - CEPEA/ESALQ - NOMINAIS. Disponível em: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/ippa.aspx. Acesso em: 07 abr.2022.

GAZETA DO POVO. Acordo com Canadá pode ampliar importação de fertilizantes em 400 mil toneladas. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/acordo-canada-pode-ampliar-importacao-fertilizantes-400-mil-toneladas-brasil/. Acesso em 26 maio.2022.


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.